A Colonospopia é o exame que avalia uma parte do intestino e detecta, entre outras coisas, pólipos, que podem levar ao câncer, e outras doençad. Identifica a região interna do cólon, podendo diagnosticar: úlcera, tumores, lesões e até mesmo o câncer de cólon. É realizado através do colonoscópio...


como é feito e para que serve?

A colonoscopia é um exame utilizado para detectar alterações ou anomalias no intestino grosso (cólon) e recto.

Durante uma colonoscopia, um tubo longo e flexível (colonoscópio) é inserido no recto. Uma pequena câmara de vídeo na ponta do tubo permite ao médico ver o interior de todo o cólon. Se necessário, os pólipos ou outros tipos de tecido anormal podem ser removidos através do tubo durante uma colonoscopia. As amostras de tecido (biópsias) também podem ser colhidas durante uma colonoscopia.

Porque é que é feito?
O seu médico pode recomendar uma colonoscopia para:

  • Investigar sinais e sintomas intestinais. Uma colonoscopia pode ajudar o seu médico a explorar possíveis causas de dor abdominal, hemorragia rectal, obstipação crónica, diarreia crónica e outros problemas intestinais.
  • Tela para o cancro do cólon. Se tiver 50 anos ou mais e estiver em risco médio de cancro do cólon - não tem outros factores de risco para além da idade - o seu médico pode recomendar uma colonoscopia de 10 em 10 anos ou por vezes mais cedo para rastrear o cancro do cólon. A colonoscopia é uma opção para o rastreio do cancro do cólon. Fale com o seu médico sobre as suas opções.
  • Pesquisar pólipos, sobretudo em pacientes que já tiverm pólipos antes. O médico pode recomendar uma colonoscopia de seguimento para procurar e remover quaisquer pólipos adicionais. Isto é feito para reduzir o seu risco de cancro do cólon

          Riscos
Uma colonoscopia representa poucos riscos. Raramente, as complicações de uma colonoscopia podem incluir:

  • Reacção adversa ao sedativo utilizado durante o exame
  • Sangramento do local onde uma amostra de tecido (biopsia) foi colhida ou um pólipo ou outro tecido anormal foi removido.
  • Um rasgão na parede do cólon ou na parede do recto (perfuração).

      Após discutir consigo os riscos da colonoscopia, o seu médico pedir-lhe-á que assine um formulário de  consentimento autorizando o procedimento

Como se prepara?
Antes de uma colonoscopia, terá de limpar (esvaziar) o seu cólon. Qualquer resíduo no seu cólon pode obscurecer a visão do seu cólon e recto durante o exame.

Para esvaziar o cólon, o seu médico pode pedir-lhe que o faça:

  • seguir uma dieta especial no dia anterior ao exame. Tipicamente, não poderá comer alimentos sólidos na véspera do exame. As bebidas podem ser limitadas a líquidos transparentes - água simples, chá e café sem leite ou natas, caldo, e bebidas gaseificadas.
  • Evite líquidos vermelhos, que podem ser confundidos com sangue durante a colonoscopia. Pode não ser possível comer ou beber nada depois da meia-noite da noite anterior ao exame.
  • Tomer um laxante. O seu médico irá normalmente recomendar a toma de um laxante, em forma de comprimido ou líquida. Poderá ser-lhe instruído a tomar o laxante na noite anterior à sua colonoscopia, ou poderá ser-lhe pedido que utilize o laxante tanto na noite anterior como na manhã do procedimento.
  • Utilize um kit de enema. Em alguns casos, poderá precisar de utilizar um kit de clister de venda livre - ou na noite anterior ao exame ou algumas horas antes do exame - para esvaziar o cólon. Isto geralmente só é eficaz para esvaziar o cólon inferior e normalmente não é recomendado como forma primária de esvaziar o cólon.
  • Ajuste os seus medicamentos. Relembre ao seu médico os seus medicamentos pelo menos uma semana antes do exame - especialmente se tiver diabetes, tensão alta ou problemas cardíacos, ou se tomar medicamentos ou suplementos que contenham ferro.